quinta-feira, 10 de julho de 2014

BRECHÓS, um segmento em expansão


O mercado de artigos usados cresceu 210% em cinco anos e, neste segmento, os brechós ganham espaço.

Por Wilsa Sette Morais Figueiredo, Coordenadora Nacional de Varejo da Moda | 10/07/2014.



O número de pequenos negócios do comércio varejista de artigos usados com faturamento anual até R$ 3,6 milhões cresceu 210% nos últimos cinco anos, no Brasil. No período de 2007 a 2012, passou de 3.691 para 11.469 o número destes pequenos negócios, representando 95% do total das empresas do segmento especializado na venda de artigos usados de vestuário, acessórios, móveis, utensílios domésticos e eletrodomésticos[1].

Neste segmento, os brechós ganham destaque devido à mudança cultural dos consumidores brasileiros que, aos poucos, estão abandonando o preconceito de comprar roupas usadas.


Por representar um mercado de baixo risco e concorrência, público bem diversificado e investimento inicial relativamente baixo, os brechós surgem como uma oportunidade de negócio para empreendedores que desejam abrir uma empresa. Enquanto existem cerca de 800 mil pequenos negócios de vestuário e acessórios no Brasil, existem menos de 12 mil empresas no comércio de usados.

O crescimento dos brechós nas cidades brasileiras atraiu a atenção do SEBRAE. A instituição realizará ao longo do ano, o Fórum de Debates sobre o Mercado de Brechós em quatro capitais brasileiras para acompanhar mais de perto as tendências e mudanças neste segmento. O primeiro aconteceu em São Paulo (29/05), Belo Horizonte receberá o segundo em 24 de julho. Os próximos fóruns acontecerão no Rio de Janeiro (28/08) e Brasília (18/09).

Recentemente, o SEBRAE realizou um levantamento em sites de busca, Facebook e guias da internet, e apurou cerca de 500 brechós nas quatro capitais que vão receber o Fórum.


O evento tem o objetivo de reunir empresários e especialistas para debater sobre os desafios e oportunidades desse setor, levantar suas principais necessidades e subsidiar as ações do SEBRAE para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios desse nicho.

O fórum também será uma oportunidade para o SEBRAE conhecer melhor o mercado. Para isto, durante os Fóruns, a instituição fará uma pesquisa com os empresários para conhecer o nível de satisfação com os resultados financeiros, se pretendem expandir seus negócios, como se diferenciam da concorrência, dentre outros. 





O evento contará com a participação de empresários e especialistas no assunto que debaterão sobre os temas mais relevantes para o segmento.

http://forumdebrechos.com.br/palestrantes.html
Clique aqui e conheça nossos convidados.


Inscrições e Informações: www.forumdebrechos.com.br







[1] Cadastro SEBRAE de empresas.

2 comentários:

  1. E o mais interessante deste mercado é a possibilidade de colaboração com o meio ambiente. Muitas peças que provavelmente se tornariam lixo ganham um novo dono o qual poderá utilizá-las ainda por muitos anos, reduzindo a poluição, além de conter também um pouco as novas produções evitando que mais e mais tecidos e materiais sejam lançados. É esta pegada de sustentabilidade que deixa o mercado de brechós ainda mais fantástico!! Sou sócia do Brechó virtual Izielle (http://brechoizielle.blogspot.com.br/) e pretendemos, com muita honestidade e fé em Deus, ganhar espaço neste incrível mercado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga brecholeira, venha juntar-se a nós no grupo fechado do Facebook: Brechós do Brasil. abs

      Excluir