Redes sociais podem ser grandes aliadas para se aproximar do
público, conquistar novos clientes e melhorar a sua marca. Nesse cenário, é
importante conhecer bem estratégias de comunicação para não manchar a imagem da
sua empresa. Confira cinco dicas que podem ajudar sua empresa a se posicionar
de forma positiva:
Planeje
Conhecer seu público alvo, estudar as redes sociais que mais
combinam com a mensagem que a empresa quer passar (Facebook, Twitter,
Instagram, por exemplo) e produzir conteúdo de qualidade são formas de se
planejar para obter sucesso na internet.
Busque resultado
Em uma entrevista para a EXAME, o especialista em Marketing
digital e CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, explica que receber muitas “curtidas”
não necessariamente significa sucesso. Essas ações precisam trazer retorno para
a empresa. Postagens de “Bom dia”, por exemplo, podem trazer muitas curtidas no
Facebook, mas não geram resultado direto para o negócio. Nas redes sociais, faça
publicações que levem o cliente ao site e blog da empresa, assim ele terá mais
contato com seus produtos e serviços e poderá gerar mais resultados.
Tenha uma pessoa responsável pelas mídias
Bruno Caetano, do Sebrae/SP, diz que é preciso ter alguém com
tato e agilidade para obter resultados na web. Esta pessoa precisar ser o
responsável pelos canais de comunicação e estar sempre buscando conteúdo de
qualidade, além de responder de forma rápida o público.
Aprenda a gerenciar riscos
O ambiente virtual envolve riscos. A internet dá liberdade
para que todos tenham voz, inclusive clientes insatisfeitos. O público pode
elogiar e recomendar um serviço, quando bem feito, assim como reclamar de algo
que deu errado. E as reclamações podem ser prejudiciais à marca da empresa.
Neste caso, o certo é responder seu cliente. Não deixe que ele reclame sozinho
e muito menos apague qualquer crítica de sua página. O correto é admitir o erro
e responder. O cliente vai se sentir atendido e outras pessoas verão que a
empresa assume as atitudes.
Mensure os resultados
Para obter bons resultados, é preciso criar metas e estar
sempre observando os números. Veja qual ferramenta se adéqua a sua mídia e
monitore se o trabalho está gerando o resultado desejado. O Facebook possui
ferramentas de mensuração próprias, já o Google possui o Google Analytics, que
observa o engajamento de sites e blogs.
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