quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Crise favorece o mercado de reposições de autopeças

Não é novidade que o país enfrenta um momento difícil na economia. Com o aumento da inflação, o preço dos produtos sobe e muitos setores do comércio não conseguem manter o ritmo das vendas. Em maio deste ano, por exemplo, as concessionárias apresentaram queda de 24,15% na venda de carros novos em comparação com o ano anterior.

Essa crise, porém, não é prejudicial para todos os setores. Com a queda da venda de veículos novos, a população evita investir em um carro novo, e se precisa trocar, dá preferência para veículos usados. Dessa forma, o mercado de reposição, que é composto por varejos de autopeças e oficinas reparadoras de veículos,  é mais procurado, uma vez que a maioria dos veículos em circulação possui maior tempo de uso. De acordo com a Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, baseado no Cadastro Sebrae de Empresas, o número de empresas de reparação veicular se aproxima de 270 mil e o número de empresas de reposição chega a quase 315 mil, sendo que os pequenos negócios do segmento de comércio varejista de autopeças representam 99%, sendo 55% microempresas.

“Com a projeção do aumento da demanda para os próximos anos, pode-se considerar que há espaço para crescimento do segmento. Porém, é fundamental que as empresas também apostem na qualidade dos serviços oferecidos” aconselha Frederico Lopes, responsável pela cadeia de Autopeças do Sebrae Nacional.



As expectativas de entidades, como o Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças) e Sindicato da Industria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), o cenário para a reposição automotiva também é muito positivo. “O aftermarket [reposição] vai revigorar sua força com a expansão da frota brasileira, que hoje já atinge 45 milhões de veículos. Se não vamos comprar carros novos, vamos ter de consertar o que temos e isso aquece o segmento”, afirmou Paulo Butori, presidente do Sindipeças, entidade que agrega cerca de 500 fabricantes de autopeças no País.

Com o aumento de demanda, as empresas de reposição e reparação precisam estar preparadas para atender a população da melhor forma. Investir em capacitações e na melhoria dos serviços gera muitos benefícios para um negócio, como o aumento da receita e maior reconhecimento. Se você é um micro ou pequeno empresário e está buscando melhorar o seu atendimento, entre em contato com o Sebrae!

Nenhum comentário:

Postar um comentário