segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Loja em Alagoas dá exemplos de boas práticas, confira as dicas

A interação com o cliente está em constante mudança, logo, as lojas perceberam que precisavam se adaptar a esta nova realidade. Foi assim que surgiu a iniciativa do Sebrae de criar “lojas modelos” que mostram boas práticas e novas tecnologias a serem aderidas pelos lojistas.



Em Alagoas, um exemplo desta loja está funcionando no Parque Shopping Maceió, entre 23 de setembro e 7 de novembro. A loja está aberta para uma visita guiada e indica boas práticas de exposição de marca, vitrine, circulação, iluminação, acessibilidade, compra por oportunidade, entre outras. Além do mais, a loja modelo faz interação com o e-commerce, abordando a loja virtual como um aliado da loja física, não um concorrente. Confira algumas dicas:

- O cuidado também deve ser constante com a vitrine, já que se trata do elemento mais importante para atração de consumidores. A vitrine deve ser uma amostra dos produtos que serão encontrados no interior da loja e precisa chamar a atenção em poucos segundos. O foco dos produtos deve estar na altura média dos olhos dos consumidores, mas é importante para a composição e dinamismo que se tenha elementos em outros planos e alturas.

- A iluminação deve destacar as mercadorias, decorar os espaços especiais e também acompanhar o estilo e a personalidade da loja. Uma boa forma para direcionar iluminação e destacar um objeto ou plano é com o uso de luz dirigida.

- Acessibilidade, climatização da loja e cuidados com provadores são itens essenciais para garantir conforto do cliente durante a visita à loja.

- A loja virtual complementa a loja física e vice-versa. Os pequenos também precisam ter atenção à integração e integração entre os dois canais. Estratégias como etiquetas com QR code nas peças físicas podem fazer interação com o mundo virtual, assim como a loja física ter disponível tablet ou computador para efetuar uma compra online junto com o consumidor, se for o caso.



A loja de Maceió é a 1ª loja modelo dentro de um shopping no nordeste. Outras estão disponíveis em eventos e feiras do Sebrae. Não deixe de conferir: em Maceió, a loja está aberta para uma visita guiada das 10h as 22h até o dia 7 de novembro.

Quer mais dicas de como melhorar o visual de loja? Acesse a publicação 10 dicas para melhorar o visual da sua loja aqui!

Um comentário:

  1. Parabéns à toda equipe da loja! Deve-se mesmo ter atenção constante com a vitrine da loja, a iluminação, bem como toda a ambientação interna, no sentido de tornar a experiência de compra mais agradável possível para os clientes. Outro aspecto importante, é a disposição de manequim de loja, bem trabalhado tanto na vitrine quanto no espaço interno. O lojista deve sempre procurar explorar técnicas de upselling e cross selling por meio dos manequins.

    ResponderExcluir