Por Thiago Cid
A empresária Danielle Lyra tem o sonho de criar um pedacinho da Disney no Brasil. Ela não vai inaugurar um parque de diversões, mas quer ser a pessoa que mais vende bonecos do Mickey e outros produtos com os personagens infantis. Idealizadora da franquia Fantasia – nome de um dos filmes mais emblemáticos da Disney –, ela procura interessados em expandir o negócio por todo o país.
A empresa foi inaugurada em 2010, mas apenas em março deste ano terminou de ser formatada para rede de franquia. O formato das lojas Fantasia, por enquanto, é de quiosque de 6 m². “São unidades que, pelo tamanho e linha de produtos, são muito atraentes para os shopping centers”, diz Danielle. O quiosque também agradou à Disney, que não tem nenhuma loja nesses moldes.
A relação entre a rede e a marca americana é de parceria. A Disney possui lojas próprias em diversos países do mundo, mas nenhuma na América Latina. Segundo Danielle, foi fechado um acordo de apoio com a empresa americana, que se comprometeu a não abrir nenhuma Disney Store no Brasil. A Fantasia não tem exclusividade de venda de produtos Disney, uma vez que eles são licenciados a centenas de fabricantes e podem ser vendidos em qualquer loja. Mas ela é a única empresa, diz Danielle, com apoio formal da marca, que inclui treinamento e consultoria com profissionais da Disney e indicação de fornecedores de produtos.
A empresa tem metas agressivas de expansão. Para isso, conta com a ajuda do sócio de Danielle, Aires Diógenes, consultor especializado em franquias. Atualmente, nove quiosques estão em operação. Até o fim do ano, outros 32 serão inaugurados. Com os lançamentos, a rede espera faturar R$ 8 milhões neste ano. Para o próximo, a expectativa é de ampliação para 120 unidades e faturamento de R$ 50 milhões. Em 2012 também podem ser inauguradas as primeiras lojas convencionais da rede.
A Fantasia nasceu da paixão da família de Danielle pela Disney. Com o marido e as três filhas, ela costumava ir anualmente aos parques na Flórida. Em 2009, durante um evento chamado Disney Day, que treina pessoas para fazerem negócios com a marca, o marido de Danielle sugeriu a abertura de uma loja temática. O casal entrou em contato com a Disney e, após um ano de negociações, a Fantasia foi fundada.
Para os interessados em ingressar na rede, o investimento inicial é de R$ 180 mil, incluindo taxa de franquia, royalties, o quiosque e o estoque inicial.
Quanto custa ter uma franquia Fantasia
Tipo de negócio | Venda de produtos Disney |
Data de fundação da empresa | Junho de 2011 (franquia) |
Investimento inicial | a partir de R$ 190 mil |
Taxa de Franquia | R$ 50 mil |
Royalties | Incluso no preço dos produtos |
Capital de giro | R$ 30 mil |
Taxa de publicidade | Inclusa no preço dos produtos |
Faturamento médio mensal | R$ 50 mil |
Lucro líquido | de 10% a 20% |
Prazo médio de retorno do investimento | 18 meses |
Prazo de contrato | 48 meses |
Regiões de interesse | Brasil |
Área mínima da unidade | 6m² |
Funcionários | 5 por loja |
E-mail | |
Site | |
Telefone | (11) 3742-9966 |
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário