quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quais os melhores dias e horários para o varejista postar no Facebook?



Segundo pesquisa realizada pela Buddy Media em novembro de 2011 existem dias, horários e formas mais adequadas de postagens no Facebook. O estudo dedicado à indústria do varejo ou "A Statistical Review For The Retail Industry" revela que o Facebook é a principal plataforma para as empresas desse setor se conectarem com consumidores.

Melhores horários

Segundo dados da pesquisa, muitas das empresas do varejo costumam a postar suas mensagens em horários em que os usuários estão tradicionalmente no trabalho, o que reflete a 89%, entre às 8h e às 19h.

O estudo aponta que durante os horários de folga os usuários do Facebook tendem a ter mais tempo de conexão para conferir as novidades das empresas. Assim, as informações mostram que os usuários estão 20% a mais conectados com os posts no período entre às 20h e 7h. Desta forma, para alcançar um aumento satisfatório aos acessos e comentários, as empresas de varejo devem postar enquanto os usuários estiverem conectados, ou seja, durante os horários de descanso.

Melhores dias da semana

Além disso, os dias da semana também interferem muito nas conexões dos usuários. Dados revelam que quarta-feira é o melhor dia para postagens de empresas deste setor, chegando a 8% acima da média. Já sexta-feira é o pior dia. O estudo também recomenda às empresas publicar conteúdos em fins de semana, principalmente aos domingos: além de ser um desafio, podem conquistar os compradores longe das concorrências do dia-a-dia.

A priori, os dados indicam que deve-se limitar os posts a dois ao dia. Muitos clientes preferem qualidade e não quantidade e os acessos ao Facebook diminuem à medida que as empresas aumentam as publicações durante o dia. Assim, as taxas de interação são 40% mais altas quando há menos de três posts por dia. Um ou dois posts de uma empresa recebem 32% a mais de acessos e 73% a mais de comentários em relação a comerciantes que postam com maior frequência. O estudo sugere que as empresas apenas postem mais de duas vez ao dia quando contiverem um produto exclusivo em oferta.

Outra dica é de não exceder quatro posts por semana, ou seja, o envolvimento dos usuários diminuem drasticamente em relação as mensagens das marcas de varejo postadas durante uma semana seguida. Postar de uma a quatro vezes na semana aumenta em 71% o envolvimento dos consumidores.

Tamanho do post

O tamanho do post também requer cuidados. Publicações de 1 a 80 caracteres recebem 66% mais acessos que textos maiores, enquanto mensagens concisas de até 40 caracteres têm desempenho ainda melhor (86%). Por outro lado, apenas 5% de todas as mensagens postadas por varejistas possuem esta característica.

Perguntas e diálogo com o consumidor

Iniciar um diálogo direto com os consumidores é indispensável para varejistas que atuam no Facebook. Esse tipo de pós-relação gera o dobro de cliques e comentários. Para isso deve-se usar “perguntas”. As empresas devem abordar questões e não apenas mensagens, perguntar diretamente e incentivar o cliente a responder, são estratégias que resultam em grandes benefícios.

A pesquisa ainda mostra que as postagens das empresas de varejo que estimulam seus consumidores a complementá-las, geram uma taxa de interatividade nove vezes maior que outros tipos de mensagens. Os dados defendem que esta estratégia é relevante para os varejistas, mesmo que apenas 1% deles utilizem mensagens do gênero.

Palavras-chave “$ Off e Cupons” são as mais eficazes em promoções

Além de postar mensagens que estimulem opiniões e o preenchimento de dados, ofereça brindes e cupons para aumentar o acesso de seus consumidores. Quando trata-se de negócios, muitos usuários procuram ofertas, no caso, as melhores do mercado de varejo. Conforme o estudo, as mensagens que indicam o maior número de acessos são as que apresentam “descontos em valores fixos ($ Off) e Cupons”. Quase sempre as empresas de varejo que incluem na mensagem a palavra-chave $ Off recebem uma taxa superior a 55% de acessos em seus sites de e-commerce, seguido por “Cupom”, que acrescem 39% acima da média de conexões.

Os dados desta pesquisa indicam que as ofertas em valores fixos geram duas vezes mais envolvimento dos consumidores que descontos em números percentuais (% Off). Mesmo descontos pequenos – com menos de US$ 10 – recebem 17% mais interações que promoções que não se utilizam de valores fixos. 

Mensagens simples

Mas não adianta tantas estratégias e descontos sem postagens de fácil acesso. As empresas de varejo podem postar conteúdos interessantes, relacionados a links, fotos e vídeos, mas muitos usuários preferem mensagens simples.

Baseando-se nos dois tipos mais eficazes do varejo: mensagens que contenham um único anexo, foto ou apenas palavras no status, aumentam cerca de 94% o número de acessos as postagens. Assim, evite posts mais complicados, como por exemplo, links em anexos ou fotos em miniaturas.


Clique aqui para download do estudo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário