Estudo realizado pela GfK aponta as características do pequeno varejo e também os atributos que o consumidor mais valoriza ao definir as compras. Um dos resultados mostra que a proximidade é o principal motivador de compras nesse canal, apontado por 92% dos consumidores. A pesquisa considera como pequeno varejo as lojas com até quatro checkouts.
O público desse varejo de vizinhança também valoriza a presença de balcão refrigerado, hortifrútis, estacionamento e padaria. A partir desse dado, análise de GfK aponta que os pequenos varejistas precisam ampliar os investimentos em estacionamento e padaria, pois estão presentes em apenas 41% e 33% desses estabelecimentos, respectivamente.
A pesquisa revelou também que o tíquete médio gasto é de R$ 42 e a principal forma de pagamento ainda é em dinheiro, presente em 43% das transações, seguida pelo cartão de débito, com 34%. O faturamento médio anual desses estabelecimento varia de R$ 330 para mercados de 1 checkout a R$ 3,8 milhões para mercados de até 4 checkouts.
Para o pequeno varejista, um bom começo é conhecer o novo consumidor e atender às suas expectativas. O estudo ainda apontou que 85% dos estabelecimentos são familiares e 56% dos gestores não terminaram o ensino fundamental. Apesar de experientes, pois apresentam em média 15 anos de vivência no varejo, ainda precisam investir em capacitação, para aproveitar oportunidades futuras e manter o negócio competitivo neste mercado.
O pequeno varejo responde por mais de 40% do volume de vendas nos segmentos de alimentos, higiene, limpeza e perfumaria. Com o crescimento dos últimos dois anos, atualmente há mais de 50 mil estabelecimentos em todo o País e segue uma tendência de crescimento.
Fonte: Supermercado Moderno
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