quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como inovar mais na pequena empresa?

Aproveite as características do ambiente da pequena empresa para inovar

Foto: Divulgação 


Pequenas empresas devem ter uma área de inovação?
Respondido por Guto Grieco*, especialista em inovação


O ambiente das pequenas empresas já é mais propício para a inovação. O que alguns chamam de limitações são justamente aspectos que facilitam a inovação. Por exemplo, o fato de alguns funcionários acumularem funções e a limitação dos recursos financeiros.

A sobreposição de funções facilita o trânsito dos projetos de inovação. As equipes são naturalmente multifuncionais e a interação entre as áreas ocorre mais facilmente se comparada com as grandes empresas.
 
Inovar com menos recursos financeiros não é fácil, todavia, quando a inovação emerge nesse cenário geralmente é muito relevante.

As empresas crescem, se estruturam e, algumas vezes, acabam perdendo um pouco do vigor inovador das pequenas empresas. A partir de então, grandes empresas perseguem novamente algumas características das pequenas empresas para se tornarem mais inovadoras.

Sendo assim, por que não aproveitar as características inerentes às pequenas empresas e focar os esforços em projetos de inovação? É aí que as pequenas empresas geralmente se saem melhor do que as grandes!

*Guto Grieco é coordenador do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (CIC/ESPM).
  
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário