Desafio é focar em diferenciação do produto e em preço baixo.
Casal fabrica fraldas e ainda vende produto em uma loja.
Foto: G1
Pequenos empreendedores realizam o sonho de ter um negócio próprio com a
máquina de fazer fraldas descartáveis. Um dos atrativos é o baixo
investimento.
O equipamento é fabricado por diversas empresas e produz fraldas de vários modelos.
A empresa de Clovis Canello fabrica cinco modelos da máquina de fralda.
Um deles, por exemplo, é manual, custa R$ 1,5 mil e faz 300 fraldas por
hora, sem contar o tempo para o acabamento. O modelo automático faz 800
fraldas por hora e custa R$ 2,6 mil.
“É um negócio muito promissor, o ramo de fraldas, afinal, nascem
milhares de crianças pelo Brasil todos os dias”, afirma o empresário.
O grande apelo do negócio é o preço da fralda. Considerando o custo do
plástico, da manta e energia elétrica para a máquina, cada fralda sai
por R$ 0,18 . Vamos supor que você venda pelo dobro, R$ 0,36. Ainda
assim, é metade do preço das marcas famosas. É com esse argumento que se
busca cliente.
Basta uma pessoa para operar a máquina que faz fralda descartável. O
equipamento trabalha com um rolo de plástico, um rolo de tecido
filtrante, uma manta de celulose no meio, elásticos e cola. A máquina
derrete a cola, e fixa os materiais com um rolo compressor. “Eu vou
colocando a manta com gel, obedecendo a um espaço de 10 centímetros
entre uma e outra, e ficando esperto para não perder esse espaço”,
explica o empresário.
De acordo com Canello, a fralda já sai praticamente pronta, faltando
apenas o acabamento final. Depois, basta fazer a abertura para as pernas
com um estilete e colocar a fita adesiva. Só falta embalar.
Muitas empresas fazem a máquina de fraldas. Outra fábrica é do
empresário Victor Cortez, que produz o modelo para vários tamanhos.
Custa R$ 6.450. “O diferencial do equipamento é que permite fazer tanto
fraldas geriátricas quanto infantis”, revela.
Com a máquina, é possível fazer 63 mil fraldas por mês. Com essa
produção, o faturamento mensal é de R$ 193 mil. Mas atenção: produzir é
até fácil; o desafio é vender. “Para vender, o empreendedor vai precisar
elaborar uma estratégia de preço bem definida, focando em diferenciação
do produto e em preço baixo, assim ele vai conseguir ter lucro maior
nesse mercado, que é muito competitivo”, avalia Cortez.
Em Campinas, interior de São Paulo, os empresários Rosimari Fabiani e o
marido Walter Barreto Filho são exemplos de quem se deu bem nesse
mercado. Eles compraram uma máquina no ano passado e começaram a fazer
fraldas em casa. Os empresários apostaram na qualidade do produto.
“Quando a gente começou a fabricação, a gente pesquisou vários tipos de manta que têm no mercado”, diz Rosimari.
Para vender, os empresários foram à rua e ofereceram a fralda de porta
em porta, dizendo que estão começando a trabalhar com fraldas infantis,
com pacotão econômico, e que possuem todos os tamanhos. De cara, eles
tiveram uma surpresa: o produto vendeu muito. O negócio deslanchou
rápido.
Eles alugaram um espaço e contrataram duas funcionárias. A produção
disparou. Para não encarecer o produto, ambos desenvolveram uma
embalagem simples: um plástico transparente com um folheto dentro.
Além da fralda infantil, descobriram outro mercado promissor: o das
fraldas geriátricas. “Tem muita procura. São poucos concorrentes. A
população está envelhecendo, o preço é bom, a gente tem uma margem boa, o
nosso faturamento está aumentando a cada dia”, revela a empresária.
Ponto de vendaCom o espírito empreendedor aguçado, o casal fez mais uma aposta no final do ano passado e investiu no ponto de venda. Os empresários montaram uma loja para vender as fraldas. A propaganda não poderia ser mais simples: uma faixa com o preço. Hoje eles vendem 24 mil fraldas por mês.
Ponto de vendaCom o espírito empreendedor aguçado, o casal fez mais uma aposta no final do ano passado e investiu no ponto de venda. Os empresários montaram uma loja para vender as fraldas. A propaganda não poderia ser mais simples: uma faixa com o preço. Hoje eles vendem 24 mil fraldas por mês.
Quem cuida da loja é o filho dos empresários, Alexandre Costa. O que
mais faz sucesso é o pacotão econômico: 100 fraldas por R$ 26. A
consumidora Ana Maria Scespecioni leva para a sobrinha. “São cem
fraldas, mais econômico, e dá para o mês todo”, diz.
O investimento na loja foi pequeno: R$ 3 mil para reforma e
prateleiras. O retorno do negócio é surpreendente. A empresa fatura R$
50 mil por mês vendendo fraldas descartáveis.
“A gente costuma dar uma amostra para o pessoal e dentro tem o preço
dos pacotes, econômico e simples. Aí o pessoal experimenta, vai indo,
acaba conhecendo nosso produto (...). Aí vende bem, graças a Deus”, diz
Costa.
Fonte: G1
Pow,muito bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendandos,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net ,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO!!
ResponderExcluircomo faço para entra em contato com sr clóvis canello quero compra uma maquina manual. meu imail.sergiosamara_sabrina@hotmail.com
ResponderExcluirOla bom dia meu nome é ELAINE E ESTOU MUITO INTERESSADA . EM FORMAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO . COMO FAÇO PARA FALAR COM CLOVIS.
ResponderExcluirtenho o contato da fabrica que comprei minha maquina,
Excluirme ligue quem tiver interesse.
47-9680-5811
Prezada, Elaine.
ResponderExcluirA reportagem foi postada há quase três anos.
Infelizmente, os contatos que possuíamos com o Sr. Clovis, não estão mais ativos.
At.,
Equipe VarejoSebrae.