terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como financiar uma franquia

Se o empresário não tem todo o capital para investir no negócio, alguns bancos oferecem linhas especiais para redes de franquias

Foto: Getty Images
Como financiar uma franquia?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias
 
Como o crescimento do sistema de franquias é bastante expressivo no Brasil, com taxas bem maiores que o crescimento do próprio PIB nacional, cada vez mais pessoas têm procurado nas franquias uma alternativa de investimento de negócios. Mas nem sempre o capital integral para investimento está acessível a todo mundo e surgem as oportunidades de financiamento.
Avaliar criteriosamente essas opções tem sido mandatório para o sucesso nessa fase. O primeiro passo nesse caso é consultar, sempre, a franqueadora para saber se ela aceita o financiamento pelo franqueado e se sim, se há alguma opção interna.
No mercado, a opção mais comum está disponível nos bancos de varejo, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC e Itaú, entre outros, com programas destinados ao sistema de franquias. Destaque aos recursos vindos do PROGER, programa do governo federal, que oferece taxas mais acessíveis.
Nesses casos, a franqueadora já costuma ter programas com esses bancos, o que facilita e agiliza bastante o processo e permite que o candidato tenha mais foco na implantação da franquia e não somente na parte financeira e documental.
Em qualquer situação, o candidato a franqueado deverá realizar diversas pesquisas e contas, entender o modelo financeiro, as taxas de retorno de investimento e prazos, bem como o ponto de equilíbrio do negócio e sua sustentação nesse período.

* Adir Ribeiro é especialista em franquias, varejo e educação corporativa e fundador da Praxis Education

Nenhum comentário:

Postar um comentário