quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sebrae capacita os estados para o Projeto para Revitalização de Espaços Comerciais

Oficinas de capacitação serão oferecidas em Curitiba nos dias 13 e 14 de setembro, para os representantes dos Sebrae estaduais

Foto: Sebrae/NA
O Comércio Varejista e seu dinamismo são fatores importantes no crescimento econômico do país. A evolução do comércio vem sendo constante no mundo e no Brasil. E para isso, os centros comerciais têm como desafio atualizar-se quanto às necessidades e desejos dos consumidores, agregando valor aos negócios. Para isso, é necessária uma ação conjunta dos empresários desses centros, para que assim a região ganhe mais visibilidade e atenção dos clientes, facilmente atraídos por shopping centers tradicionais, outlets e hipermercados, além do inevitável boom do comércio eletrônico e também das franquias. 

Com foco nisso, o Sebrae viu a necessidade de atuar forma diferenciada no comércio varejista, a partir do trabalho com os espaços comerciais nas regiões urbanas, visando atender uma nova tendência no conceito de consumo, que valoriza ambientes comerciais mais seguros, qualificados, aliados a atividades de consumo e entretenimento. 

Há cerca de oito anos, a tradicional via comercial Rua João Cachoeira, em São Paulo, começou a ganhar novos ares. Entre outros atrativos, a rua passou a ter calçadas bem cuidadas, fachadas de lojas e estabelecimentos de serviços projetadas para serem mais atraentes e promoções realizadas em conjunto. 

Nessa linha, o Sebrae dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, e mais recentemente, Paraná e Rio Grande do Sul, vêm desenvolvendo uma metodologia para fortalecer e revitalizar espaços comerciais de maneira integrada, estimulando a cooperação e o comprometimento do poder público, das universidades, das entidades empresariais e de empresários na busca da valorização desses espaços. 

A partir dos resultados desses projetos, o Sebrae decidiu compartilhar e transformar as iniciativas numa metodologia, que será disponibilizada a todos os estados como alternativa para o desenvolvimento de novos trabalhos no setor comercial. Essa metodologia está no Termo de Referência para Projetos de Revitalização de Espaços Comerciais. 

O conceito de revitalização de espaços comerciais vem ao encontro dos projetos urbanísticos implantados em grandes cidades de todo o mundo, como Barcelona, Madri, Buenos Aires, Paris e Londres. Todas elas aliam o fornecimento de bens à prestação de serviço, ao conforto de um espaço público bem cuidado, seguro e preservado, sempre com a participação da comunidade empresarial e dos cidadãos que ali moram e trabalham. 

O Termo de Referência para Projetos de Revitalização de Espaços Comerciais será repassado para representantes dos 26 estados e o Distrito Federal em Curitiba, nos dias 13 e 14 de setembro, com oficinas de capacitação, visando repassar a metodologia para os representantes e também receber propostas de projetos nesse formato de atendimento territorial multisegmentado. A metodologia foi estruturada com a colaboração de vários estados que tiveram iniciativas de projetos voltados para a reconstrução de ruas e centros comerciais – shoppings a céu aberto. Atualmente, a metodologia está sendo aplicada 36 cidades do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e se encontram em fase final de implantação. A metodologia será repassada para todos os estados até o final de setembro. 


Fonte: Sebrae e PEGN

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