segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Venda de cosméticos gera bons negócios no Espírito Santo



Microempreendedora Individual busca ajuda do Sebrae para expandir
Gabriel Xibli
Vitória – Coragem é um dos requisitos essenciais para um empreendedor de sucesso e uma característica de uma jovem empresária bem-sucedida atendida pelo Sebrae no Espírito Santo. Fã de cosméticos, Cintia Mattos tem 29 anos e é moradora do município de Cachoeiro do Itapemirim. Ela trabalhava como auditora-geral em uma empresa, mas percebia que o seu futuro estava bem longe dos escritórios. Há quase quatro anos, decidiu começar a atuar na área em que mais gostava - foi aí que nasceu a loja de cosméticos Morena Rouge.

“Eu comecei a juntar dinheiro. Nunca pedi empréstimo por não ter a certeza de obter um retorno com esse tipo de negócio, mas eu via o mercado da beleza crescendo e percebi a oportunidade de investir, mesmo que na época o mundo vivesse uma crise. Isso tudo me fez pensar na melhor maneira de começar o meu negócio”, diz.

Por conta da incerteza do sucesso, Cintia queria começar como Microempreendedora Individual (MEI) pelos incentivos prometidos para a categoria. Na época, a lei do MEI ainda não havia sido aprovada, o que fez com que Cintia esperasse um pouco mais para começar a empreender. “Eu sempre lia jornais e revistas, assistia aos noticiários, aguardando o momento em que a lei fosse aprovada. Certa vez, consultei o site do governo federal e vi que a lei havia sido sancionada. Então, logo no dia seguinte, eu corri para o Sebrae da minha região a fim de procurar informações sobre como deveria proceder para tornar-me uma Microempreendedora Individual. Creio que fui uma pioneira na cidade”, afirma.

A empresária começou vendendo cosméticos em sua loja e contava com um empregado. No planejamento traçado em conjunto com o Sebrae no estado estava previsto um crescimento em torno de dois ou três anos. Mas Cintia teve uma surpresa. “Meu faturamento aumentou muito e bem antes do prazo estipulado pelo Sebrae. No início, faturava um valor e, menos de dois anos depois, o valor triplicou. Eu não estava preparada para administrar uma empresa com um faturamento daquele, então comecei a participar de palestras, cursos, oficinas e consultorias do Sebrae. Devo ter feito entre dez e 12 capacitações e não pretendo parar”, enfatiza.

Hoje, Cintia é uma das beneficiadas pelo Simples Nacional e já está em processo para tornar-se prestadora de serviços. Além disso, dá aulas de maquiagem profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da sua região e possui um site que utiliza para vender os seus produtos para todo o território nacional.

A empresária conta ainda que, quando começou a focar em prestação de serviços de maquiagem, cursos e editoriais, o mercado se expandiu de forma generosa. “Recebo alunos de vários estados do Brasil, como Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, que me procuram em Cachoeiro para fazer curso de maquiador profissional. Tenho ministrado palestras para grandes empresas como Unimed, Foz, Hospital Evangélico, Mameri Rochas, entre outras, além de sempre prestar serviço no Projac (Globo RJ). Além disso, participo há três anos da Feira do Mármore e Granito como expositora, alertando as mulheres sobre a importância da imagem nos negócios e como maquiadora, cuidando pessoalmente da equipe de organização da Feira”, conta.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: karla.fonseca@es.sebrae.com.br
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário