quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como tornar seu minimercado sustentável

A sustentabilidade deixou de ser utilizada apenas para conscientizar o consumidor e é indissociável das obrigações de varejistas e fornecedores. Com a adoção de práticas sustentáveis é possível eliminar desperdícios, ajustando comportamentos, adequando instalações, procedimentos operacionais e equipamentos.

Em todo processo que não é bem gerido há perdas significativas de insumos no transporte, com instalações defeituosas ou má utilização da energia elétrica. É necessário que as empresas façam o uso mais racional dos recursos. 

Identificando onde há desperdício é possível maximizar a eficiência dos processos, contribuindo para a conservação da natureza, além de diminuir os gastos e atrair a clientela que adota valores sustentáveis, uma tendência crescente no mundo.

A responsabilidade socioambiental deve existir como uma iniciativa dos empreendedores, dentre os valores da empresa. Através da adoção de práticas em favor da sociedade e do meio ambiente, a marca cria uma imagem positiva no mercado, se diferenciando por meio de produtividade, inovação e satisfação ao cliente.

Algumas medidas podem impactar o seu negócio sem necessitar de grandes investimentos financeiros. Como adotar práticas sustentáveis em pequenos mercados?
  • Elaborar projetos internos. Para que a empresa esteja de acordo com as regulamentações ambientais.
  • Separar e descartar o lixo produzido. Pode ser vendido a empresas de reciclagem.
  • Orientar os funcionários ao consumo consciente dos recursos naturais.
  • Abolir o fornecimento de sacolas plásticas. Deixar disponível ecobags para venda. Reutilizar caixas de papelão para guardar as compras.
  • Trocar lâmpadas incandescentes (luz amarela) por fluorescentes (luz branca). O preço mais alto é compensado pela economia na conta de luz e por ter uma vida útil mais longa.
  • Utilizar a luz solar. Quanto maior a entrada de luz natural (via janela, portas e até telhas que permitem a passagem da luz), menor será a necessidade de energia elétrica, gerando economia. (Tenha atenção para não incidir diretamente em frutas e verduras, para não diminuir o tempo de duração desses produtos.).
  • Evitar cores escuras nas paredes, que absorvem mais luz e não refletem na mesma proporção dos tons claros.
  • Desligar aparelhos e lâmpadas em ambientes desocupados.
  • Preferir a ventilação natural. Se necessário utilizar ar condicionado com portas e janelas fechadas.
  • Regulação de equipamentos de refrigeração e programação dos dias de limpeza dos freezers e geladeiras.
Seja para agradar a clientela ou para reduzir custos do negócio, práticas sustentáveis são benéficas para a empresa. Além de colaborar com a natureza, é possível gerar receita extra com melhor uso dos recursos naturais.

 Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário