quinta-feira, 21 de março de 2013

10 mitos sobre franquias


Pouco a pouco, alguns dos principais mitos sobre o sistema de franquias estão sendo derrubados. Saber quais são esses mitos e conhecer a realidade do mercado é imprescindível para optar com segurança por uma franquia como investimento, já que muitas ideias preconcebidas sobre o setor não refletem a realidade do mercado. Ter conhecimento pleno do que é realidade e o que é fantasia é a melhor maneira de se evitar as armadilhas na aquisição de uma franquia. (..) A consultora Ana Paula Bravim de Araújo revela quais são eles, para que futuros emprendedores não cometam os erros mais comuns dos novos franqueados.

Mito 1 – Qualquer pessoa pode ter uma franquia

Ser um franqueado não é como ser um empregado e nem é como ser o proprietário de um negócio, mas uma mistura das duas coisas. Por isso, não é todo mundo que se adapta ao sistema. O franqueado gerencia uma loja franqueada, mas segue os padrões do franqueador que os criou. Você conta com o suporte do franqueador e paga uma percentagem do seu faturamento. É a chamada relação ganha-ganha, mas é preciso trabalhar duro e saber se adaptar bem a regras e padrões pré-estabelecidos.

Mito 2 – Franquia é um negócio de baixo risco

Segurança e garantia são as primeiras vantagens apontadas quando o assunto é franquias, mas essas metas só poderão ser alcançadas com muita dedicação, esforço pessoal e entusiasmo por parte do franqueado. A concessão de uma franquia engloba a transferência de know-how e a prestação de serviços, mas o sucesso do negócio franqueado vai depender também da operação adequada da franquia. Se comparado ao risco de um negócio que irá partir do zero, quando não há muita experiência, o risco de uma franquia pode ser menor, mas isso não significa que ele não exista.

Mito 3 – Basta uma marca forte para garantir o sucesso da franquia

Se o dono de uma marca não souber divulgá-la com eficiência no mercado ou não fizer inovações, como novos produtos e serviços, ela pode se tornar obsoleta. Confiar exclusivamente na força da marca, tomando-a como permanente, pode ser um erro fatal. A manutenção da marca é obrigação constante do franqueador, pois esse é o seu patrimônio mais importante.  Ser franqueador de uma marca famosa pode oferecer uma boa vantagem, pois o nome já é conhecido pelo público, mas não é tudo. O franqueado deve verificar qual a experiência da empresa dona da marca em ser franqueadora, pois ela pode ter muita experiência no seu ramo de atuação, mas não ter muita prática com o sistema de franquias, o que poderá trazer dificuldades ao franqueado.

Mito 4 – Posso avaliar o contrato sozinho. Não preciso de um advogado

Os contratos podem ser tendenciosos e beneficiar mais o franqueador que o franqueado. Geralmente, o futuro franqueado não tem muito a fazer contra os “exageros” do contrato após tê-lo assinado. Por isso, antes de assinar o documento ou fazer qualquer espécie de pagamento, todo candidato a franqueado deve pedir no mínimo uma opinião a um profissional, de preferência um advogado ou consultor especializado no assunto. Um advogado pode esclarecer as questões mais importantes do contrato, mas não poderá alterá-lo, já que em franquia os contratos são de adesão (você concorda com o que está escrito, ou não será um franqueado da rede). Geralmente não há negociações, pois esse mesmo contrato é aplicado em toda a rede.

Mito 5 – Conheço bem todas as taxas cobradas pelo franqueador

A Circular de Oferta de Franquia e o contrato de Franquia devem conter, ambos, todas as taxas que deverão ser pagas, assim como a sua base e forma de cálculo, permitindo ao franqueado fazer simulações. Esses dois documentos têm que ser cuidadosamente avaliados, preferencialmente com a ajuda de um advogado. Preste especial atenção ao volume de cobranças originadas por taxas adicionais, não somenta a Taxa de Franquia e/ou multas. É uma boa idéia solicitar ao seu consultor financeiro que inclua o custo dessas taxas no fluxo de caixa de sua unidade franqueada, para verificar o seu peso na lucratividade do negócio.

Mito 6 – Gerenciar uma franquia dá pouco trabalho

Um dos mitos mais comuns sobre franquias é que a pessoa trabalha menos do que trabalhava antes de se tornar um franqueado, como empregado ou dono de outro negócio. Principalmente no início da franquia, será preciso trabalhar muito, e muitas vezes colocar literalmente as mãos na massa. A estrutura operacional de uma franquia geralmente é enxuta, mas o franqueado exerce papéis importantes que tomam muito tempo e exigem bastante dedicação. Antes da decisão final sobre adquirir ou não uma franquia, é preciso obter a aprovação e o compromisso de sua família com o empreendimento. Isso porque a carga de trabalho será bem grande e provavelmente o tirará de casa por mais tempo, e às vezes, uma mudança temporária nos padrões de vida também é necessária.
Mito 7 – A Consultoria de Campo é só uma forma de o franqueador controlar as atividades do franqueado
Confiança e transparência são fundamentais para um bom relacionamento entre franqueador e franqueado. As regras e procedimentos foram criados exatamente para garantir a eficiência do negócio. Portanto, é importante entender que a obediência às normas não é um assunto que possa ser discutido ou negociado. A equipe de supervisão da empresa franqueadora existe para identificar possíveis desvios na padronização e orientar sua correção. Por isso, os franqueados devem ter humildade para ouvir as orientações do franqueador, quer seja através da figura do próprio presidente da franqueadora, quer seja através dos seus representantes de campo.

Mito 8 – Os investimentos em franquias têm retorno rápido e garantido

A primeira pergunta de um candidato a franqueado deve ser qual o prazo de retorno do investimento. Esse prazo deve ser avaliado no estudo de viabilidade da franquia, e deve constar de qualquer documento jurídico, já que não está previsto na lei.  Juridicamente, desde a apresentação da Circular de Oferta de Franquia, fica claro que o franqueador não garante a rentabilidade, faturamento ou lucratividade para o franqueado, devendo tal expectativa ser muito bem analisada no Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira apresentada pelo franqueador. O retorno do investimento não pode ser estimado sem parâmetros.

Mito 9 – Não é necessário manter contato com outros pontos da rede

É muito importante conversar com outros franqueados da mesma rede, uma vez que essas pessoas estão na posição que o candidato irá se encontrar em curto prazo. Conversar com ex-franqueados da rede também é interessante, já que aqueles que saíram nos últimos doze meses devem ser relacionados na Circular de Oferta de Franquia. Entrevistar os franqueados da rede é praticamente uma obrigatoriedade para os interessados em adquirir uma franquia. O interessado deverá preparar um questionário e entrevistar alguns franqueados para identificar os pontos fortes e os fracos da empresa franqueadora antes de tomar sua decisão de investir na empresa.

Mito 10 – Um manual de operações é suficiente para orientar o franqueado

É fundamental que a franquia disponibilize manuais ao franqueado, pois ainda hoje muitas delas não fazem isso.  Esses manuais devem cobrir tudo o que o franqueado tem que saber para operar o negócio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário