Geralmente as promoções costumam atrair um maior número de clientes para um estabelecimento, mas nem sempre essa iniciativa os convence de permanecer na loja para concretizar a compra.
Pensando nisso, algumas técnicas como a de a ambientação da loja (visual merchandising) podem ajudar. “Primeiro é preciso ter claro para quem eu quero vender e qual a minha argumentação. Em seguida vêm as ações específicas”, explica Marcos Hiller, coordenador do MBA em Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios, ressaltando que é preciso construir ações que não restrinjam o público. “Por isso, o mais indicado é se basear no conceito ‘produto, preço e promoção’, utilizando uma linguagem específica para os diversos públicos”.
Outra ação interessante, na sua opinião, é criar pequenos ambientes para diferentes estilos (skate, fashion, esportes), mas sem carregar no volume de informações no ponto de venda. Na época escolar, por exemplo, onde o foco são os estudantes, é preciso pensar também no atendimento e em especial, na diferenciação entre os públicos infantis e juvenis. “Os adolescentes não querem estar no mesmo espaço dos pequenos ou ter a oferta para os mesmos produtos. Cuidados como estes, focados no público e atenção à ordem, arrumação e limpeza criam o conforto necessário para o consumidor tomar a decisão no ponto de venda”, esclarece.
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