sexta-feira, 22 de março de 2013

Ambientação que pode ajudar na decisão de compra

Fonte: Portal no Varejo

Em função da concorrência acirrada, os lojistas precisam pensar em outros tipos de estratégia para atrair seus clientes.

Geralmente as promoções costumam atrair um maior número de clientes para um estabelecimento, mas nem sempre essa iniciativa os convence de permanecer na loja para concretizar a compra.

Pensando nisso, algumas técnicas como a de a ambientação da loja (visual merchandising) podem ajudar. “Primeiro é preciso ter claro para quem eu quero vender e qual a minha argumentação. Em seguida vêm as ações específicas”, explica Marcos Hiller, coordenador do MBA em Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios, ressaltando que é preciso construir ações que não restrinjam o público. “Por isso, o mais indicado é se basear no conceito ‘produto, preço e promoção’, utilizando uma linguagem específica para os diversos públicos”.


Outra ação interessante, na sua opinião, é criar pequenos ambientes para diferentes estilos (skate, fashion, esportes), mas sem carregar no volume de informações no ponto de venda. Na época escolar, por exemplo, onde o foco são os estudantes, é preciso pensar também no atendimento e em especial, na diferenciação entre os públicos infantis e juvenis. “Os adolescentes não querem estar no mesmo espaço dos pequenos ou ter a oferta para os mesmos produtos. Cuidados como estes, focados no público e atenção à ordem, arrumação e limpeza criam o conforto necessário para o consumidor tomar a decisão no ponto de venda”, esclarece.


Link da matéria: http://www.portalnovarejo.com.br/design/noticias/design-no-varejo/ambientac-o-que-pode-ajudar-na-decis-o-de-compra

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