segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fraudes no e-commerce – Algumas dicas sobre como evitá-las



Com o rápido e expressivo crescimento do e-commerce no Brasil, as lojas ficam cada vez mais expostas para ações fraudulentas, como, aliás, vem ocorrendo no mundo inteiro. Dessa forma, é necessário que os varejistas invistam em meios para combater o roubo de dados dos consumidores e compras irregulares. A questão da segurança no e-commerce é fator fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Isso, não apenas como uma decisão estratégica da empresa, mas também como forma de até mesmo se adaptarem a determinações legais, como as impostas pelo Código de Defesa do Consumidor e Procon.

Segundo pesquisa da FControl, empresa do Buscapé Company, entre janeiro e outubro de 2012 houve um aumento de 3,2% nas tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro, o que resultou na perda de 0,4% do faturamento do segmento. Essa é uma tendência que tende a aumentar no Brasil.

Confira algumas dicas para lojistas terem um ambiente mais seguro, manterem os clientes e não perderem vendas.

Certificação Digital
Por meio de um canal de criptografia, esse tipo de certificado garante a autenticidade do site e total privacidade e integridade dos dados do visitante. As informações do consumidor são transformadas em códigos, dessa forma os fraudadores que atuam no e-commerce não conseguem capturar os dados do comprador.
A identificação de uma loja virtual que possui certificação digital é feita por meio do HTTPS://, o cadeado no rodapé da página aparece e algumas vezes é possível identificar também pela barra de endereços que aparece com cores diferentes, como o verde, que indica que está tudo ok.

Solução Antifraude
Existem diversas ferramentas no mercado com tecnologia especializada para analisar o risco das transações realizadas no comércio eletrônico. Por meio da conferência de dados como endereço IP, região de entrega, valor da compra, tipos de produtos, domínio de e-mail, entre outros, é possível identificar as possibilidades de fraude.
Quando a ferramenta barra uma venda, dá para fazer uma conferência manual para checar a veracidade da ação, como ligar para o consumidor e checar se ele fez aquela compra.

Meios de Pagamento
A opção de terceirizar, utilizando intermediadores nas transações do comércio eletrônico ajuda no combate à fraude dos compradores. Os gateways facilitam a transferência de informações entre a Loja Virtual e a operadora de cartão de crédito, e os maiores deles já agregam ferramentas de gestão de risco.









Um comentário:

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