segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O que fazer quando sua franquia não fatura o bastante

Fonte: Exame

Esse pode ser um problema recorrente em vários negócios, sejam franquias ou não, por depender de uma série de fatores, tanto externos (condições econômicas do país, renda do consumidor, inflação, etc) quanto internos (disponibilidade de produtos, atendimento, localização do negócio, etc).
Há vários pontos que devem ser avaliados e diagnosticados pelo franqueado e sua equipe para tentar entender os reais motivos dos resultados abaixo do esperado. Encontrar meios para crescer o faturamento é, de fato, um dos principais desafios para os empresários. Alguns aspectos que podem contribuir no aumento dos resultados estão listados a seguir:
• Atendimento aos clientes e serviços – proporcionar uma excelente experiência de consumo e gerar o encantamento pode ser um diferencial importante para melhorias.
• Capacidade de gestão de negócios – a atitude do franqueado em relação ao seu negócio e o acompanhamento sistemático e consistente dos indicadores de performance, adotando uma postura preventiva na gestão e corretiva ao identificar distorções de resultados.
• Avaliação financeira – não confundir o caixa da empresa com o da pessoa física e permitir que a empresa fique capitalizada para poder investir em ações de promoções, divulgação ou marketing, que tragam mais clientes para o seu negócio e se convertam em vendas.
• Cultura e ambiente de trabalho – tem sido cada vez mais destacada a importância das pessoas na geração de valor para o negócio e a cultura empresarial da franquia pode ter grande impacto no ambiente de trabalho. Pessoas insatisfeitas e sem harmonia de trabalho em equipe afetam diretamente a satisfação de clientes.
• Alinhamento ao sistema de franquias – estar atuando de acordo com as regras e diretrizes da franquia é sempre fundamental para manter o negócio funcionando adequadamente e muitas vezes o cliente reconhece que uma unidade franqueada especificamente não adota os mesmos padrões e isso traz repercussão no resultado do negócio.
Buscar apoio com a equipe da franqueadora também poderá ser uma alternativa bastante importante e viável, pois um dos pilares do sistema de franchising é a transferência de know-how por meio de um serviço de apoio dos consultores de campo e negócios, especialistas que visitam as franquias rotineiramente para poder contribuir com a melhoria de resultados das franquias.


Um comentário:

  1. Ofereço franquia virtual da Polishop, por um baixo investimento, sem risco e alto retorno.

    Maiores informações: http://sistemawinner.com.br/centropolishop

    ResponderExcluir