terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saiba como escolher o ponto certo para sua loja de rua


Se escolher um ponto comercial é difícil, imagine quando o mesmo se encontra localizado em via pública. Existem alguns pontos de atenção que são muito importantes para o sucesso na escolha da loja, confira abaixo: 

1-      Localização:
Antes de iniciar a busca, é importante saber por onde o seu cliente passa. Para entender a questão, um mapeamento dos concorrentes pode ser feito. É importante também ter muito claro o momento de compra do seu cliente:
  - Compra por impulso;
  - Compra por conveniência;
  - Destino (quando o cliente se desloca exclusivamente para ir à sua loja);
  - Passagem (quando o cliente passa – a pé ou de carro – para e compra)

 2- Conhecer a região:  
Depois de escolhida a região para a instalação do ponto comercial, é preciso explorá-la para identificar as principais ruas comerciais, locais de grande fluxo de veículo e locais de grande fluxo de pedestres, definindo assim os melhores locais para a instalação do ponto comercial.
Importante: Nesta etapa é preciso ter clara a Lei de Zoneamento da região e, principalmente, se é permitida a instalação de sua atividade comercial nas ruas e avenidas escolhidas. Lembre-se que cada cidade tem uma Lei de Zoneamento que deve ser observada com muita atenção.

 3- Iniciar a busca:  
Esta é a etapa mais difícil e mais trabalhosa. A primeira regra consiste na ideia de que os melhores pontos comerciais não possuem placa de aluga-se e sendo assim é preciso um bom conhecimento da região para acessar os proprietários dos imóveis e iniciar a negociação.
Apelar para corretores locais é uma opção, porém não se esqueça de que para o corretor de imóveis, todo ponto é excelente.

4- Avaliar o ponto comercial:    
A avaliação do ponto comercial deve ser feita com calma. O ponto escolhido deve ser visitado várias vezes em dias e horários diferentes, verificando inclusive a existência de feiras livres. Algumas avaliações devem ser feitas:
  - Visibilidade (livre de interferências como árvores, bancas de jornal e outras); 

  - Acessibilidade (poder chegar à sua loja com facilidade);
  - Contagem de fluxo de veículos;
  - Contagem de fluxo de pedestres;
  - Verificar se possui estacionamento próprio ou rotativo onde se possa fazer um convênio;


 5 – Não encerre as buscas precipitadamente:

O fato de ter encontrado um ponto comercial que parece adequado ao seu negócio, não significa que você deva interromper as buscas, pois existe uma chance de você não conseguir assinar o contrato de locação do ponto já encontrado. Muitas coisas podem acontecer:   
- O proprietário do imóvel pode não concordar com o prazo de locação pedido;
- O imóvel pode estar irregular perante os órgãos públicos;
- O tamanho do imóvel pode ser diferente do informado pelo corretor ou proprietário;

Se você encerrar as buscas antes de tudo isso estar resolvido, corre o risco de ter que começar do zero novamente e gerar um atraso significativo na abertura da loja.
O melhor é que você tenha mais de um ponto comercial para decidir a localização do seu negócio, isso vai evitar decisões tomadas com emoção ou pressão de tempo, aumentando assim as chances de sucesso.
Lembre-se que muitos empreendedores atribuem a escolha errada do ponto comercial, o insucesso do seu negócio.


Fonte: BG&H (adaptado) 

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