quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sucesso na saúde online

Durante essa semana, estamos falando de como o planejamento é importante em todas as etapas de um negócio. Hoje, vamos dar dicas e exemplificar como é o processo de abertura de uma farmácia online. Segundo dados da E-bit, a saúde é o primeiro segmento no móbile. Segundo o relatório webshoppers do E-bit, o ramo saúde está em primeiro lugar no ranking de categorias mais vendidas no e-commerce.

Para se abrir um negócio, é preciso ter conhecimento prévio de onde você está atuando. Por exemplo, para se ter uma loja virtual, é preciso entender o ambiente da internet, em que o seu negócio está sento inserido. Assim como é importante conhecer o segmento que se está trabalhando. No caso de uma farmácia online, além de entender a internet, é preciso ter conhecimento no ramo da saúde. Mas não existe muito segredo. Conhecendo o segmento e criando estratégias para o negócio, o sucesso é garantido.

Fique atento
O serviço de entregas de medicamentos por meio da internet somente pode ser realizado por farmácias com farmacêutico responsável e presente durante todo o horário de funcionamento. Além disso, são necessários alguns dados disponíveis na página online, como razão social, CNPJ, nome e número de inscrição no Conselho do Farmacêutico Responsável Técnico, licença ou alvará sanitário expedido pela Vigilância Sanitária, entre outros. Para conseguir toda regulamentação, é necessário se organizar. Para saber mais, acesse o portal do Sebrae.

As vantagens de se abrir um negócio do ramo são a crescente demanda no Brasil por medicamentos, as boas perspectivas para os medicamentos genéricos e a facilidade de acesso à internet. Para um empreendedor do ramo, as chances de sucesso são altas, afinal, ele vai vender um produto de primeira necessidade, com vendas estáveis ao longo do ano, sem sazonalidade e pouco afetado por crises econômicas.

História de empreendedor 
Tiago Bispo, 33 anos, é sócio fundador do farmapp.com.br, aplicativo de busca de preços de medicamentos. Ele trabalha há 16 anos com e-commerce, e há 18 meses teve a ideia do farmapp. Tiago conta que trabalhava em um site de comparador de preços e teve a ideia de abrir o negócio, quando descobriu que nenhum comparador de preço estava sendo eficiente no ramo da saúde. “No dia seguinte pedi demissão e abri meu próprio comparador”, conta o empreendedor.

O empresário destaca como o planejamento foi importante para implementação de sua ideia. Ele foi a procura de investidores, participou de edições da Campus Party, além de criar protótipos para testar o negócio.

Tiago Bispo revela a importância de empreender: “se você acredita na sua ideia, pense grande, saiba que você é pequeno, mas vá fundo”, recomenda, “empreendendo, você vai mudar a vida de um monte de gente, inclusive a sua”.

Um comentário:

  1. O empreendedorísmo vai mudar o mundo! Hoje vi uma matéria na Globo News que existem 400 milhões de empreededores no mundo, parabéns para nós.

    ResponderExcluir