quinta-feira, 18 de junho de 2015

Confira as principais palestras do Brasilshop

O Brasilshop, Congresso Internacional do Varejo, aconteceu durante terça e quarta dessa semana em São Paulo e trouxe grandes nomes. Confira alguns dos principais pontos levantados por alguns palestrantes do evento.

Política: Que Brasil é esse?
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Joaquim Barbosa, debateu sobre política participou de uma rodada de perguntas com a mediação do jornalista da Bandeirantes, Ricardo Boechat. Barbosa falou que sem segurança jurídica, o risco de se empreender é muito alto. “O Direito rege nossas vidas desde o início delas, e uma de suas funções é estabilizar nossas expectativas e dar um norte para nosso comportamento”, esclarece.

Segundo o ex-presidente do STF, no Brasil, os interesses políticos eleitoreiros e o patrimonialismo vêm interferindo demais nesse sistema, trazendo impactos graves para a economia. Diversos países atingiram um bom nível nesse sistema e trilharam um caminho inverso ao da evolução. O Brasil precisa corrigir os rumos para não cometer o mesmo erro.

A classe média foi ao paraíso
O presidente do Data Popular, Renato Meirelles, falou sobre sociologia e consumo. A palestra debateu sobre como a classe média, que aprendeu a consumir mais e melhor, está reagindo a momentos de dificuldade. A classe média tem renda per capita familiar de R$ 338 a R$ 1184. Metade da população tem renda per capita familiar de até R$ 550. Quem tem renda per capita acima de R$ 2.500 está entre os 5% mais ricos do país. E 50% da população mundial ganha menos que a classe média brasileira (R$ 338), e apenas 19% está acima dela (R$ 1.184). Meirelles previu que até 2024, o crescimento da classe alta vai superar o crescimento da classe média. Logo estaremos discutindo o comportamento da nova classe alta. A classe média hoje é a classe alta do futuro. 49% das pessoas da classe alta são a primeira geração de sua família a pertencer a essa classe.

Meirelles citou algumas práticas de sucesso no relacionamento com a classe média:
Investimento em relacionamento (tecnologia e política); capilaridade para disponibilizar o produto onde o consumidor precisa; clareza, didatismo e transparência na comunicação e nas características do produto; utilizar referências próximas e exemplificar com base na realidade do consumidor; serviço que seja percebido como relevante pelo consumidor; preço justo, compatível com a entrega, bom custo x benefício.

Ética, pessoas e sucesso
O CEO do Outback Steakhouse, Salim Maroun contou sobre sua história de vida, fugindo da guerra no Líbano na década de 1980 e vindo para o Brasil se tornar um dos principais franqueados do McDonald's e depois sócio operador do Outback, sempre pautado pela ética e pelos valores do trabalho e do respeito às pessoas.

Inovação: O shopping centrado no humano
Victor Cremasco, managin partner da Mandalah, mostrou diversos dados representando a desigualdade e a violência no mundo. Mas, apesar disso, também mostrou como a vida da humanidade melhorou nos últimos 150 anos. Nas últimas décadas veio crescendo a consciência das pessoas sobre a responsabilidade social das empresas. Porém, a responsabilidade social não deve ser apenas uma forma de compensação das atividades das empresas, deve ser uma estratégia integrada completamente à sua atuação.

A consultoria em inovação do palestrante, a Mandalah, teve um ótimo caso de sucesso da Nike, que queria ativar sua marca no Rio de Janeiro. Após um mês de pesquisas de campo, com formadores de opinião, blogueiros, esportistas da cidade, a consultoria sugeriu à Nike contribuir com o esporte na cidade, com aparição discreta da marca, ao invés de usar outdoors e propaganda agressivos. A Nike reformou quadras, pistas de corrida, locais para prática de skate, criou escola de surf, e o resultado foi colocar a marca em primeiro lugar como referência para as pessoas em vestuário e acessórios esportivos.

Segundo Victor, varejo é a ciência do cliente. A função é atender a uma necessidade, uma experiência. E é preciso entender quem é o cliente e por que ele tem aquela necessidade.

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