sexta-feira, 24 de julho de 2015

Projeto do Sebrae impacta região oeste do Paraná

O Sebrae existe para causar impacto na vida dos micro e pequenos empreendedores. Uma das formas de fazer isso é através do projeto de “Revitalização de Espaços Comerciais”, que busca criar um ambiente favorável à competitividade do comércio de rua, para atrair mais consumidores e desenvolver a região. Para a realização e sucesso do projeto, o Sebrae conta com a adesão e atuação de diversos agentes de desenvolvimento, entre eles as prefeituras, associações e sindicatos.

O projeto acontece em diversos estados e cidades, uma delas é Marechal Cândido Rondon, município da região oeste do Paraná. Foram realizadas várias ações com o intuito de desenvolver o comércio local, como capacitações em temas de gestão, para cada lojista entender o seu papel e dos seus funcionários e ações para aumentar a movimentação do público na rua.

Segundo o gestor do Sebrae/PR, Osvaldo César Brotto, o maior impacto foi  a transformação da Rua Santa Catarina, que antes era escura e pouco frequentada. “Todos os comerciantes que participaram do projeto estão satisfeitos com as mudanças. A economia da rua foi completamente transformada, trazendo um aumento de vendas e de circulação de pessoas e consumidores no local”, conta.

Rua Santa Catarina a noite após o projeto


Em entrevista para o Blog do Comércio Varejista, o empresário Rafael Alexandre Schroder, proprietário de uma loja e oficina de bicicletas da cidade paranaense, conta como o projeto fez diferença no seu negócio. Confira:

Como é o mercado de bikes na cidade de Marechal Cândido Rondon?
O mercado na nossa cidade para nosso ramo é muito bom, apesar de ser muito competitivo onde temos quase 20 lojas e oficinas de bikes, para uma população de 50.000 habitantes. No geral, é uma cidade muito favorável para o uso de bicicletas, pois o povo rondonense tem como cultura o uso das bicicletas, não só para o trabalho, mas também para o esporte.   

Que ações foram realizadas durante o projeto?
Tivemos varias ações conjuntas para a divulgação da rua como um todo. Podemos destacar as realizações de duas quermesses, ações de Natal e Páscoa, e a realização da nossa pré- orktoberfest, evento que trouxe um público intenso para festejar e conhecer as mudanças.

Qual foi a maior contribuição do Sebrae para o município?
A maior mudança foi o entrosamento e integração entre os empresários dos núcleos, melhorando o relacionamento entre as empresas. A contribuição do Sebrae está nas capacitações e caravanas, onde podemos ver exemplos que deram certo em outras cidades e trazer isso para Marechal Cândido Rondon.

Qual o maior impacto do projeto?
O nosso maior impacto, com certeza, é o destaque da Rua Santa Catarina, aumentando o fluxo de pessoas circulando na rua e, consequentemente, aumentando as vendas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário