terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sua empresa está preparada para a era do mobile?

Nos últimos 29  e 30 de outubro, aconteceu a Conferência E-commerce Brasil  no Rio de Janeiro. Na ocasião, o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, apresentou dados sobre o e-commerce brasileiro em 2015 que são muito importantes para os empresários. O grande destaque da apresentação dele foi para a importância crescente do mobile commerce, ou seja do comércio eletrônico por dispositivos móveis.

A popularização dos dispositivos móveis (smartphone e tables) é visível para todos. A previsão é que, ao final deste ano, aproximadamente 69% da população tenha um celular com acesso a internet. E a influência da internet nas vendas cresce a cada ano.

Dados da e-bit mostram que 59% das compras realizadas sofrem influência da Web e é nesta influência que o mobile se mostra cada vez mais importante aos varejistas. Fazendo uma análise do mercado brasileiro em 2015, julho foi o mês em que atingiu-se o maior volume de vendas via dispositivos móveis. Alguns dados interessantes:

- No Brasil, as vendas realizadas por meio de aparelhos móveis via navegadores representam atualmente 10,1%% do total registrado no comércio eletrônico. Para dar uma ideia da velocidade do crescimento, a participação em janeiro de 2014 era de 4,8% e, ao final do primeiro semestre, 7%.

- 35% dos acessos em lojas virtuais são feitas via mobile.

- Mesmo em lojas físicas, os clientes utilizam bastante o celular. Os principais usos do aparelho dentro de uma loja são para tirar foto de produtos (40%), comparar preços com outras lojas (38%) e pesquisar informações sobre o produto (34%).

Confirmando as informações apresentadas por Guasti, o Performance Manager do Google - Aluísio Marins - ressaltou a presença cada vez maior do mobile no mercado em sua palestra realizada também no evento. Ele destacou a importância do varejista medir as micro-conversões  que o mobile traz para o negócio, por exemplo: a quantidade de downloads de aplicativos, o tráfego via mobile no site, o engajamento do usuário com a marca e etc.

Marins também trouxe a informação de que 85% dos brasileiros conectados à internet utilizam mais de um equipamento (desktop, laptop, celular, tablet e etc). Ainda, 56% já utilizam 3 ou mais destes aparelhos.

Os dados acima demonstram a força dos smartphone e tablets (dispositivos móveis) e a importância de as empresas saberem trabalhar com eles como canais para gerar vendas em sua loja. Sua empresa está preparada?

Um comentário:

  1. Realmente, muito se fala de um shift para o mobile há anos, mas grandes sites continuam a patinar nesse mercado novo... novos sites com a facilidade de serem criados em wordpress e adaptáveis para mobile, como um simples blog para emagrecimento, inclusive com magento facilmente integrado, ganham muito espaço nesse época de crise

    ResponderExcluir