* Dando continuidade ao especial de Páscoa, retiramos do site do Comércio Varejista do Sebrae mais uma matéria. Hoje falaremos de alternativas para o comércio poder aproveitar ao máximo o período, explorando produtos como peixes, vinhos, pães especiais, cestas de produtos selecionados, temperos e especiarias, além de travessas, livros de receita etc. Confira abaixo a matéria na íntegra.
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Para atrair o consumidor para outros produtos, aproveitando o mote do ovo de Páscoa, existem diversas estratégias
Foto: Divulgação
Apesar do grande campeão de vendas da Páscoa ser o ovo de chocolate, o
lojista deve pensar em outras alternativas para incrementar as vendas do
período com o planejamento de exposição de outros produtos. Os
destaques ficam por conta dos peixes, em especial o bacalhau, e dos
vinhos. O peixe é uma boa pedida tanto para a ceia da Sexta-feira da
Paixão, quanto para o Domingo de Páscoa, por isso sempre é bom o
varejista investir nesse produto.
Para atrair o consumidor para outros produtos, aproveitando o mote do ovo de Páscoa, existem diversas estratégias. De acordo com o superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, esses produtos devem estar expostos próximos à parreira de ovos de chocolate, e o lojista pode apostar em colocá-los próximos a ovos que estejam com preços mais acessíveis, garantindo assim que peixes e vinhos estejam sempre na rota de compra do cliente.
Além disso, caso tenha em sua loja, o empreendedor ainda pode dispor livros de culinárias, travessas e cestas de vinhos e chocolates, além de produtos especializados e de marcas exclusivas, incluindo temperos e especiarias.
“O que importa é trabalhar o que chamamos de ocasião de consumo, para não ficar preso somente a uma categoria, que seria o ovo de chocolate. Dessa forma, o varejista vai explorar todos os aspectos da venda durante esse período sazonal, inclusive os de maior rentabilidade para o seu empreendimento”, avalia Czapski.
Produtos complementares
O varejista só não pode esquecer todos os ingredientes que são exigidos para os pratos propostos. “Se o cliente for comprar o bacalhau, mas o estabelecimento estiver com falta de pimentão, da batata, da azeitona, por exemplo, ele pode escolher outro local para fazer a sua compra e assim evitar comprar os artigos em vários locais. É preciso que o lojista defina o que é consumido nessa época”, aconselha o superintendente.
Para atrair o consumidor para outros produtos, aproveitando o mote do ovo de Páscoa, existem diversas estratégias. De acordo com o superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, esses produtos devem estar expostos próximos à parreira de ovos de chocolate, e o lojista pode apostar em colocá-los próximos a ovos que estejam com preços mais acessíveis, garantindo assim que peixes e vinhos estejam sempre na rota de compra do cliente.
Além disso, caso tenha em sua loja, o empreendedor ainda pode dispor livros de culinárias, travessas e cestas de vinhos e chocolates, além de produtos especializados e de marcas exclusivas, incluindo temperos e especiarias.
“O que importa é trabalhar o que chamamos de ocasião de consumo, para não ficar preso somente a uma categoria, que seria o ovo de chocolate. Dessa forma, o varejista vai explorar todos os aspectos da venda durante esse período sazonal, inclusive os de maior rentabilidade para o seu empreendimento”, avalia Czapski.
Produtos complementares
O varejista só não pode esquecer todos os ingredientes que são exigidos para os pratos propostos. “Se o cliente for comprar o bacalhau, mas o estabelecimento estiver com falta de pimentão, da batata, da azeitona, por exemplo, ele pode escolher outro local para fazer a sua compra e assim evitar comprar os artigos em vários locais. É preciso que o lojista defina o que é consumido nessa época”, aconselha o superintendente.
Confira esta e outras matérias no Especial Páscoa do site do Comércio Varejista
Fonte: Site do Comércio Varejista Sebrae
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