segunda-feira, 11 de junho de 2012

Apostar no uso de cartões potencializa vendas, diz consultor

Segundo um levantamento da Abecs, o mercado de cartões de crédito, débito e de redes ou lojas registrou R$ 178,5 bilhões de faturamento no primeiro trimestre de 2012, alta de 23% em comparação com o mesmo período de 2011

Foto: Shutterstock/Especial para Terra
O uso de cartões como forma de pagamento é um caminho sem volta. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o mercado de cartões de crédito, débito e de redes ou lojas registrou R$ 178,5 bilhões de faturamento no primeiro trimestre de 2012, alta de 23% em comparação com o mesmo período de 2011.

As explicações do crescimento vão desde a elevação do consumo no período até a expansão do número de estabelecimentos que aceitam meios eletrônicos de pagamento. Um dos impulsionadores do mercado foi a unificação dos terminais, ocorrida em 2010. Desde então, com apenas um aparelho é possível ao comerciante aceitar Visa e Mastercard, as duas bandeiras mais usadas, e diversas outras marcas.

O aumento do uso de cartões tem sido acompanhado da queda na aceitação do cheque. Uma pesquisa da Abecs, feita em parceria com o Datafolha, mostra que 51% dos estabelecimentos analisados o aceitavam em 2010. No ano seguinte, essa taxa caiu para 41%.

Do ponto de vista do empresário, a aceitação do cartão traz benefícios, mas também é preciso certos cuidados para evitar imprevistos, alerta a professora Dariane Castanheiras, do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento, da Fundação Instituto Administração (Proced-FIA).


Prós
O principal motivo para aceitação de cartões é o fato de eles serem amplamente usados pela população, alega Dariane. A pesquisa da Abecs mostrou que 72,4% dos entrevistados possuem cartões. Até o final do ano, a estimativa é de que esse número aumente em 4 pontos percentuais. Por isso, é possível que o comerciante registre aumento do número de clientes quando passa a aceitar cartões.

"O empreendedor tem de se adaptar aos hábitos dos clientes. As pessoas já não querem mais sacar dinheiro para fazer compras", diz Dariane.

A segurança, tanto do consumidor quando do próprio estabelecimento, também entra na lista. Outro ponto é a inadimplência zero que a adoção dos cartões significa para as empresas, ao contrário dos cheques, carnês e boletos.

Contras
Para operar com cartões, a empresa precisa pagar uma taxa administrativa para a operadora, que consiste em um percentual sobre o faturamento. Esse valor varia conforme o negócio. "Por isso, é necessário um planejamento para se verificar se existe capital de giro suficiente para bancar a taxa", aponta Dariane.

Uma segunda conta deve ser feita a fim de se descobrir se a rentabilidade será afetada, já que no caso dos cartões de crédito o pagamento é efetivado até 30 dias depois da compra. "O empreendedor tem que colocar no papel e verificar se a estimativa de aumento de ganhos que ele vai ter com a adoção dos meios eletrônicos compensa as taxas", pondera a professora.

Dariane cita como exemplo o caso de estabelecimentos que diminuem os preços como forma de não operar com o cartão e convencer a clientela a comprar. Muitas vezes, essa operação pode acabar elevando as vendas. "É uma opção para o micro ou pequeno empreendedor que ainda não tem condições de aceitar cartões. De qualquer forma, um dia ele vai precisar se adaptar, porque o uso de meio eletrônicos aumenta a cada ano", esclarece. 



Fonte: Terra

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