quarta-feira, 6 de junho de 2012

O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade

Sustentabilidade, atualmente, não é mais uma opção. É dever de todos

Por: Camila Alencastro
Foto: Divulgação

O consumidor moderno está cada vez mais exigente e consciente perante suas obrigações para com o meio ambiente, e com isso tem exigido bastante das empresas e produtos oferecidos no mercado. Quem não se adaptar, tende a perder espaço para os que já investem na economia verde. 

O Sebrae Nacional disponibilizou em maio uma sondagem feita com 3.912 micro e pequenos empresários de todo o país, acerca do tema "Sustentabilidade".  Quanto ao conhecimento sobre o assunto, a maioria deles avaliou-se com noção mediana. Foi notado também que mais da metade dos MPEs ainda não acreditam que a ideia “pensar globalmente e agir localmente” seja uma vantagem. Para eles, investir em políticas sustentáveis não representa ganhos e/ou ainda significam custos mais elevados. 

Ainda assim, o dia a dia desses MPEs contempla diversas práticas sustentáveis – ainda que pontuais – o que indica um ambiente favorável para a aplicação e crescimento da economia verde como um fator competitivo, que estabelece uma melhor relação quanto ao uso de recursos naturais, os impactos causados no meio ambiente e assim, agrega valor à empresa. 

Confira no infográfico abaixo alguns dados da sondagem: 




























Fonte: Sebrae/NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário