terça-feira, 25 de agosto de 2015

Confira como o varejo está reagindo à crise

Teve início ontem, 24, o 18º Fórum de Varejo da América Latina, que faz parte do Latam Retail Show. O Latam é um evento que engloba cinco congressos de referência para o varejo brasileiro e da América Latina. O objetivo do 18 ° Fórum é promover a discussão de temas relevantes para o mercado varejista, tais como tecnologia, estratégia, expansão, gestão de produto, marketing e branding e gestão estratégica e de pessoas.

A abertura do evento contou com alguns dos maiores varejistas do país de diversos segmentos do comércio: Flávio Rocha, da Riachuelo, Luiza Helena, da Magazine Luiza, Artur Grynbaum, do Boticário, Marcílio Pousada, da Raia Drogasil, Guilherme Loureiro, do Walmart, Manuel Corrêa, da Telhanorte e Marcos Gouvêa de Souza, da GS&MD.

Com a moderação de Donny de Nuccio, do Globo News, o painel discutiu o papel do varejo no desenvolvimento do país. A problemática girou em torno de como as empresas estão reagindo diante da crise e quais estratégias estão adotando para aproveitar o momento como uma oportunidade. Segundo Flávio Rocha, a crise é um período de ajuste e o país vai sair dessa situação com um Estado mais enxuto e mais eficiente. O empresário ressaltou que o varejo evoluiu muito nos últimos anos, por deixar de coadjuvante da indústria e assumi seu papel de protagonista.

A Magazine Luiza adquiriu mais lojas esse ano e conseguiu reduzir custos de distribuição em cerca de 30% ao trabalhar e investir em toda a cadeia. Segundo Luiza Helena, “foi essencial para nossa empresa conseguir fazer mais com menos”. Já o Boticário, no último ano, investiu mais de mais de um milhão de reais em infraestrutura, com fábrica nova, novo laboratório para pesquisa, além de expandir com novas marcas. O empresário Artur Grynbaum enxerga que o país passar por problemas, mas recomenda: “ao invés de sair de seu negócio para reclamar, o varejista deve voltar para dentro da loja e buscar formas de ser mais eficiente”.

Apesar de medicamentos serem itens indispensáveis, o setor sobre o impacto da crise nos produtos de higiene, beleza e cosméticos. O conselho de Marcílio Pousada, da Raia Drogasil, é saber escolher a alocação do capital no momento da crise. Para Guilherme Loureiro, do Walmart, é fácil perceber o comportamento do consumidor: as pessoas estão voltando a comprar mais no início do mês e elas buscam por preço baixo e promoções. Por isso, o empresário está se adaptando a esse novo perfil de consumo.

O setor de material de construção é muito competitivo e pulverizado, os maiores players do mercado não possuem um grande market share. Por isso, Manuel Corrêa, da Telhanorte,revela: “para os home centers, é cada vez mais difícil encontrar espaço nas grandes cidades para inaugurar grandes lojas, então buscamos construir lojas um pouco menores, para que possamos seguir crescendo e atender ao consumidor mais perto de onde ele se encontra”. Já Marcos Gouvêa de Souza, da GS&MD, enxerga que o problema da crise e da inflação não está somente no consumidor, mas também nos funcionários. “Os vendedores se acostumaram com os anos de crescimento e muitos não sabem como agir nesse contexto de mais pressão e dificuldade de vender. Por isso, é preciso treiná-los para terem uma postura crítica e refletir como podem contribuir e inovar para melhorar resultados”, comenta.

Ao longo do evento, também discutiu-se como conquistar o coração do consumidor. Para isso, é preciso conhecer as suas necessidades, além de integrar no negócio o melhor que existe no varejo físico e online: entrega rápida, devoluções fáceis, experimentação, atendimento informativo, processo de compra fácil, preço justo, variedade de produtos, informação e avaliações de especialistas, comentários de outros consumidores. Em síntese, confira dicas para conquistar o coração do cliente:

. Experiência de compra sem fronteira entre online e físico, provendo informação em tempo real sobre o produto é sua disponibilidade.

. Equipe de atendimento que conheça o perfil do consumidor e tenha acesso fácil às informações individualizadas do relacionamento da empresa com cada consumidor.

Um comentário:

  1. No nosso ramo de atividade está bem complicado, as vendas cairam drasticamente nesse mês de agosto!

    www.vitrinerefrigeracao.com.br

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