quinta-feira, 2 de junho de 2016

CRAB INAUGURA A EXPOSIÇÃO “RETRATOS ILUMINADOS”

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, situado no Rio de Janeiro convida o público para visitar a exibição de bordados, Retratos Iluminados, a partir de 2 de junho até 3 de setembro.
A produção surgiu através da parceria dos irmãos Campana com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), e as bordadeiras das comunidades de Sítios Novos, em Sergipe, e Entremontes, em Alagoas, incentivada pelo Sebrae e pelo governo do estado de Sergipe.
O IPTI desenvolve projetos sociais ligados à economia criativa, integrando arte, ciência e tecnologia e o Instituto Campana busca resgatar habilidades manuais que estão fadadas ao desaparecimento ou restritas as pequenas comunidades.
Neste projeto, os Campana se uniram aos artesãos para dar vida a projetos que compartilhem técnicas e materiais, sem descaracterizar o modo de fazer tradicional, estimulando a liberdade criativa. Segundo Fernando Campana, o design pode ser uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas.
A ideia de confeccionar grandes bordados com pontos em cruz e redendê, usados tradicionalmente em retratos surgiu dos Campana. A mudança veio no tema, saíram dos típicos da região, como fuga do habitual. “Quisemos colocar as bordadeiras como protagonistas e que elas mostrassem os seus rostos, como um ato afirmativo”, conta Humberto Campana.
Renata Piazzalunga, cofundadora do IPTI, comenta sobre o apoio que as equipes recebem dos designers, que fazem a ponte entre os projetistas e os artesãos, e os projetos acabam sendo sistematizados, documentados e viram exemplos de metodologias de abordagem para o Sebrae.
“Com os resultados apresentados até o momento, é possível mostrar um artesanato que mantém as técnicas tradicionais e a identidade local, porém com inovação e adequado às necessidades do mercado”, diz Maíra Fontenele, coordenadora nacional do CRAB. 
O Sebrae atua diretamente no reposicionamento mercadológico do artesanato, e o projeto é uma das ações focada nessa estratégia. Através dele o artesão tem a chance de ampliar sua linha de produtos e rede de contatos, desenvolvendo produtos mais inovadores e competitivos.
Bordados Iluminados

Nenhum comentário:

Postar um comentário